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IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE SST A implementação de um SGSST pode ser dividido em 10 etapas que têm necessariamente fronteiras estanques, ou seja, existem ou podem existir intersecções entre atividades inseridas em diferentes etapas.

A numeração das etapas que a seguir se apresenta, representa a ordenação temporal de desenvolvimento das mesmas, no entanto, esta ordenação não é rígida, podendo haver atividades inseridas em etapas distintas que, por razões de eficiência, podem e devem decorrer em simultâneo.

Segue a 1º Etapa

Levantamento da situação inicial Nesta etapa pretende-se conhecer o estado atual da organização em matéria de SST. Numa primeira fase, deve-se analisar o que a organização faz, como faz e com o quê, identificando todas as suas atividades. Uma forma simples e eficaz, é desenhar fluxogramas dos principais processos de forma a visualizar as principais atividades e as atividades subsidiárias destas. De seguida, a organização deve realizar uma auditoria ao diagnóstico relativamente aos aspectos de SST relacionados com as suas atividades, materiais, produtos, equipamentos, instalações e serviços, identificando os perigos relacionados com todos esses aspectos e os mecanismos que implementou para o seu controlo e verificando o grau de cumprimento dos requisitos legais e outros que a organização eventualmente subscreva.

Adicionalmente deve-se procurar obter informação acerca do que são os requisitos de um SGSST, e quais são as exigências dos referenciais que se possam vir a adotar.

No próximo post falo da 2º Etapa!

Professor Azevedo!

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