Indenização Acidente

O QUE É INDENIZAÇÃO POR ACIDENTE DE TRABALHO?

A indenização por acidente de trabalho é realmente importante para garantir que os trabalhadores recebam compensação pelos danos sofridos durante o exercício de suas atividades. Além disso, como você mencionou, é uma forma de responsabilizar a empresa e incentivá-la a investir em medidas de saúde e segurança no trabalho. Essas medidas são fundamentais para prevenir acidentes e garantir o bem-estar dos colaboradores. Se precisar de mais informações sobre esse tema ou sobre outros direitos trabalhistas, estou à disposição para ajudar!

A INDENIZAÇÃO POR ACIDENTE DE TRABALHO CONSIDERA QUAIS TIPOS DE DANOS?

Alguns tipos de indenização por acidente de trabalho são considerados. Eles existem justamente para identificar o dano e sofrimento causado, bem como qual será o pagamento.

Os tipos de danos da indenização por acidentes ocupacionais são:

  • danos morais;
  • danos materiais;
  • danos estéticos.

Confira como cada um funciona:

DANO MORAL

A indenização por dano moral é a mais conhecida. Para recebê-la é preciso sofrer um acidente de trabalho e comprovar que a empresa é a culpada por ele.

Isso porque ao entender que a empresa é culpada, a justiça pode identificar que o funcionário sofreu dano moral.

DANO MATERIAL

Todos os gastos que terão que ser feitos para tratar a lesão causada pelo acidente ocupacional devem ser pagos pela empresa. Sendo assim, ela deverá subsidiar:

  • consultas médicas;
  • cirurgias;
  • fisioterapia;
  • próteses;
  • curativos;
  • medicamentos;
  • e o que ainda for necessário para o tratamento.

Para conseguir essa indenização é preciso comprovar a culpa da empresa, e que os gastos são causados pelo episódio do acidente.

Nesse caso é possível acordar com a empresa entre realizar o pagamento e depois solicitar o reembolso ou pedir para que ela já pague diretamente os gastos com o tratamento e reabilitação.

Em situações de reembolso, é fundamental que o colaborador guarde todos os comprovantes de pagamento.

DANO ESTÉTICO

A indenização por dano estético, como o nome já indica, é aquela que ocorre em acidentes que causaram mudanças estéticas no colaborador.

Ou seja, quando há perda de órgãos, deformação ou cicatrizes dos mesmos, é possível que haja o pedido desse tipo de indenização.

A indenização é calculada de acordo com a alteração estética.

Para conseguir essa compensação, é preciso ter sofrido o acidente, ter constatado a culpa da empresa e apresentar danos estéticos.

COMO RECEBER INDENIZAÇÃO POR ACIDENTE DE TRABALHO? É NECESSÁRIO UM ADVOGADO ESPECIALISTA?

Para receber a indenização por acidente ocupacional é preciso abrir um processo judicial contra a empresa.

Ou seja, será preciso acionar um advogado especialista em ações trabalhistas para que ele organize e abra o processo de indenização por acidente.

Para que você ganhe o processo, é preciso incluir todas as provas que comprovem o acidente e a culpa do empregador. O advogado deve te auxiliar quanto a isso. 

O juiz do processo deve acionar uma perícia médica para identificar que o acidente te prejudicou, sobretudo quando há prejuízos físicos.

Se você ganhar o processo, receberá da empresa o valor definido pela justiça.

Compartilhe:

Jomar Augusto

Sócio Fundador do Escritório Azevedo Advocacia de Advogados. Pós-graduado em Direito do Trabalho.

Formado em Direito desde 2016 Técnico em Segurança do Trabalho desde 2004.

Pesquisar:

Outros Posts: