Os documentos para comprovar a atividade para Aposentadoria Especial

Professor Azevedo explica com detalhes quais documentos iniciais para Aposentadoria Especial

Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)

Este é um documento que deve ser fornecido para você quando você pedir (normalmente o RH da empresa te fornece) ou no momento da rescisão do contrato de trabalho.

Neste documento vai estar todas as atividades que você exerceu na empresa, o que você fazia, em qual setor você trabalhava e quais eram os agentes (insalubres e periculosos) que você tinha contato ou esteve exposto.

LTCAT

O nome completo é Laudo das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT). Este é um documento um pouco mais difícil de conseguir. Ele é feito pela empresa e traz mais informações que o PPP. Nem toda a empresa vai te dar este documento facilmente, mas ele é muito importante para provar exposição a muito ruído, eletricidade e calor.

Infelizmente, algumas empresas só fornecem ele depois que você entra na justiça

Caso você seja profissional autônomo, é imprescindível contratar um Engenheiro especialista em Segurança do Trabalhou ou um Médico especialistas em Saúde do Trabalho, para fazer seu LTCAT. É recomendável que você faça o LTCAT a cada 3 anos.

Carteira de Trabalho

Na carteira de trabalho consta qual atividade você desempenhava na empresa. Isso te ajuda a comprovar seu tempo de trabalho e a provar se você estava em alguma das profissões da lista, que dá direito a atividade especial. Então ela é uma prova muito boa, que serve para reconhecer a atividade especial pela profissão até 1995.

Laudos de insalubridade em Reclamatória Trabalhista

Se você já entrou com uma trabalhista e nela foi feita perícia técnica (foram na empresa verificar se você trabalhava com fatores insalubres ou periculosos), você pode utilizar o laudo desta perícia no INSS

DIRBEN 8030 (antigo SB-40, DISES BE 5235, DSS 8030)

São documentos que existiam antes do PPP. Se você saiu da empresa antes de 2004 e eles te deram algum desses documentos, você pode utilizá-los no lugar do PPP.

Cuidado: Se você saiu da empresa depois de 01/01/2004, esses documentos não tem valor, somente o PPP poderá ser utilizado

Fale agora com a Equipe Faixa Preta do Professor Azevedo

Contato!

× Como posso te ajudar?