PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Condomínio

Sindico e administradora evite problemas com eSocial , comece agora a organizar!

Identifica os riscos ambientais existentes nos diversos setores do condomínio.

Quem pode elaborar:  De acordo com o subitem 9.3.1.1 da NR-09: “A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.“ É recomendável que seja feito por um profissional da área, como um Técnico ou Engenheiro de Segurança do Trabalho. No entanto, o empregador também poderá contratar uma empresa ou profissional para realizar a elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA.

Validade: 1 ano

(*) Os principais problemas são:
(a) Ausência de PPRA e PCMSO
(b) Ausência de controle de EPI´s, Armazenamento em local inadequado, falta de Comprovação de entrega, Comprovação de Compra, Comprovação de Uso efetivo, falta de treinamento periódico
Enfim, os CONDOMÍNIOS ganharam mais prazos para as adaptações necessárias, mas não podemos perder de vista que o quanto antes as adaptações forem introduzidas, melhor será para todos e evitará transtornos como a imposição de multa pela falta de informação.

 

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